Ads 468x60px

.
...

sábado, 9 de novembro de 2013

Querida RTP...



Querida RTP, fico feliz com a tua decisão de voltar à Eurovisão.
Depois de um ano sem a representação portuguesa no maior certame de música da Europa, a Radio e Televisão de  Portugal dá a boa nova a todos os fãs, do regresso do nosso país já no próximo ano de 2014.
Parece-me a decisão mais acertada. Como fã eurovisivo que sou não concordei com a não participação de Portugal no ano passado, essa não participação deveria ter acontecido em 2011 quando os Homens da Luta foram apurados para representar o nosso país…pfuuu nem me quero lembrar dessa grande tristeza.
Bem, o passado já lá vai e agora é hora de nos focarmos no que realmente interessa, o grande festival da Eurovisão a realizar nos dias 6, 8 e 10 de maio em Copenhaga, capital da Dinamarca.
A grande questão do momento prende-se com a escolha do representante e da canção, tem de ser uma coisa bem pensada pela RTP e por nós os fãs do festival que sabemos melhor que ninguém o que vai e não vai funcionar no grande palco eurovisivo. Há rumores que dizem que a RTP já está a pensar numa escolha interna, eu digo que talvez isso dê mau resultado.
Tem de se apostar num festival da canção livre, ou seja, deixar participar quem quer com a música que quer. Não queremos coisas forçadas como aconteceu em 2012 em que todas as músicas tinham de conter o som da guitarra portuguesa…esqueçam esse tipo de mesquinhices que só atrapalham.
A realizar-se um festival da canção, a votação é um dos pontos que tem de ser mudado, não queremos júris distritais a ter um peso de 50% na votação final, aliás não queremos mesmo júris distritais porque as escolhas deles não são as nossas escolhas.
Sei que o dinheiro não abunda para os lados da Avenida Marechal Gomes da Costa mas também sei que é possível fazer bom, bem e barato porque a RTP sabe fazê-lo e já o provou em diversas situações.
Se não quiserem apostar milhares de euros na realização de um grande festival não apostem, façam um mais pobrezinho mas gastem o que for preciso lá fora.
Apostem na tecnologia,  jogos de luzes, cenário, tudo isso aliado a uma boa música e a uma boa voz e veremos o nome de Portugal de novo glorificado lá fora como aconteceu em 2008 com Vânia Fernandes e a sua Senhora do Mar.
 RTP vamos lutar todos juntos, vamos glorificar Portugal, vamos jogar para vencer.
Por Tiago Rentes


0 comentários:

Enviar um comentário